Gestão por Competência em organizações de saúde

 

Ms.Rivalina M. M.Fernandes

            As organizações no segmento de saúde, assim como todas as outras instituições de diversas naturezas destinadas a produzir produtos e/ou serviços, deparam-se sempre com a necessidade de mudanças constantes. Esta garante a permanência das referidas instituições de forma ativa e otimizada frente às constantes alterações previsíveis e imprevisíveis de fatores tanto internos quanto externos. Uma dessas mudanças é a forma como é gerido o ativo mais importante dentro das organizações, as PESSOAS.

            Cada vez mais as empresas estão buscando alocar os profissionais tendo como foco o seu perfil, do que simplesmente jogá-lo em determinado setor. Esse processo é chamado gestão por competências, que consta de um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que venham proporcionar resultados e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos carentes, suprindo lacunas e agregando conhecimento, através de critérios mensuráveis.

            A gestão por competência surgiu da necessidade de as instituições possuírem um diferencial em relação às demais que atuam no mesmo segmento, com objetivo de ter mais agilidade na sua produção e inovação contínua.

            A maioria das instituições de saúde ainda adotam fórmulas tradicionais de administração, porém se faz necessário desenvolver um programa capaz de reduzir os gaps, para proporcionar e incentivar colaboradores internos a melhorar e entender o que a organização espera deles. Sabe-se que os profissionais dessa área costumam estar em constante estresse e pressão decorrente da responsabilidade que tem sobre a vida de outros seres humanos, por isso é fundamental que possuam, além das competências técnicas inerentes às suas atribuições, tenham também competências transversais. Estas últimas podem ser entendidas como um conjunto de habilidades e atitudes que favorecem a adaptabilidade do indivíduo frente às diversas situações laborais presentes no dia a dia, como, por exemplo: flexibilidade, adaptabilidade, capacidade para trabalhar em equipe, tomada de decisões rápidas e assertivas, visão sistêmica, comunicação, controle e inteligência emocional, entre outras. Para isso, é necessário que os colaboradores reajam bem a elas, enxerguem nelas oportunidades em vez de ameaças. É necessário coragem para sair da zona de conforto. Assim, cabe, às empresas e gestores, garantir o alinhamento estratégico da organização, de forma a dar ao desempenho humano a mesma direção e sentido ao conferido à organização, que, por sua vez, deve atender às necessidades da sua clientela. Espera-se do profissional de saúde, melhor habilidade de relacionamento com os pacientes, além de aptidão para encorajá-los frente aos diagnósticos, de forma mais positiva, enxergando perspectivas futuras, para seguir prescrições e tratamentos propostos com otimismo e maturidade.

            A avaliação profissional intitulado CHA – conhecimento, habilidade e atitude – vem ganhando força nas organizações  na gestão por competência e definem-se por três principais atributos:

·         CONHECIMENTO é o sabor teórico. “Saber o quê fazer” é o saber que a pessoa acumulou ao longo de sua vida (Durand, 1998);

·         HABILIDADE é o “Saber como fazer”.  É a capacidade de aplicar e fazer uso produtivo do conhecimento (Gagné et al. 1988);

·         ATITUDE está ligada a ação, é “Querer fazer”: é a predisposição do indivíduo em relação à adoção de um curso de ação. Domínio relacionamentos, sentimentos e crenças e valores (Bloom et al, 1973). Não adianta possuir conhecimento e habilidade e não ter atitude. Muitos profissionais estão pouco dispostos a ter atitudes de mudança, esquecendo-se que atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.

 

Qualifique e treine seu time, assim você estará criando profissionais de alto desempenho para alavancar excelentes resultados.

Contate-nos

Nós não estamos online no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos responder para você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar