TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA: A escolha certa para seu negócio!

 

Ms.Rivalina M. M.Fernandes

            Uma das práticas mais comuns e presentes em grande parte do mercado é a terceirização e alocação de mão de obra. Tal fato deve-se à necessidade das empresas disporem de profissionais capacitados para executar serviços específicos e, além disso, ter um custo mais acessível. Essa prática surgiu, inicialmente, nas áreas ditas de apoio como: conservação e limpeza, assistência médica e alimentação para funcionários. Atualmente, sob o impacto das novas tecnologias de gestão, as atividades empresariais já adotam terceirização em outros segmentos, além daqueles ligados à logística, tais como operações relacionadas com processamento de dados, assistência jurídica, contábeis, e várias outras ligadas ao setor administrativo. Essa modalidade de buscar fora tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim das empresas, é uma prática antiga nas grandes economias mundiais, entretanto, apesar de ter surgido no Brasil no final da década de 50, com as montadoras de automóveis, a terceirização somente agora está tomando impulso no país.

            As empresas estão buscando cada vez mais a modernização com a finalidade de tornar-se mais apta para enfrentar seus concorrentes, pois a terceirização é uma tendência atual e irreversível das organizações, que buscam alcançar maior produtividade, visando elevar o nível de qualidade e reduzir custos, para assim sobreviver em ambientes de alta competitividade.

            Entretanto, ao buscar terceirizar com êxito, deve-se procurar um parceiro e não apenas um prestador de serviço, adequando suporte às atividades a ele confiadas. Para tanto, faz-se necessário implementar meios de avaliar a capacidade que esse parceiro tem de oferecer bens e serviços com a qualidade desejada.

            Um dos principais riscos da terceirização é contratar empresas inadequadas para realizar os serviços, sem competência e idoneidade financeira, pois poderão advir problemas principalmente de natureza trabalhista. Outro risco é o de pensar a terceirização apenas como forma de reduz custos, se esse objetivo não for alcançado, ou no final a terceirização não alcançar êxito implicará no desprestígio de todo o processo. Martins (2001).

            Encontrar uma empresa que ofereça uma boa consultoria nos serviços de terceirização, nem sempre é fácil. Alerte para os seguintes itens:

  • Preço

O preço é fundamental na hora de contratar o serviço terceirizado, mas não pode ser o único fator a ser avaliado. Avaliar apenas o custo é um risco muito grande de contratar empresas irregulares no mercado e que não pagam corretamente os direitos trabalhistas aos seus funcionários, podendo gerar grandes contratempos futuros.

  • Liste suas necessidades

Ao contratar uma terceirizada, tenha uma lista com as suas necessidades e objetivos. Qual serviço terceirizado deseja? Qual função o funcionário irá desempenhar em sua empresa? Quanto tempo necessita deste serviço? Estas e outras questões são importantes para que a própria terceirizada conheça as suas necessidades e prepare os seus funcionários visando realizar o serviço conforme o contratado.

  • Pesquise os critérios utilizados para contratação

Conhecer como é realizado o recrutamento e seleção dos funcionários que irão trabalhar na sua empresa, analisando e tendo acesso ao histórico profissional, é fundamental para evitar contratempos. Pesquise sobre a empresa, verifique os seus índices de reclamações, como ela reage a situações adversas.    

Contate-nos

Nós não estamos online no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos responder para você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar