MULHER CONTEMPORÂNEA / MERCADO DE TRABALHO E COACHING

 

Ms.Rivalina M. M.Fernandes

            O mundo do trabalho vem sofrendo profundas transformações nas últimas décadas impulsionadas pelo fenômeno da globalização.

             Há menos de cem anos, a mulher não tinha direito a voto no Brasil. Em pouco tempo, o dito “sexo frágil” ganhou seu espaço na sociedade e destaque no mercado de trabalho.   

            Pesquisas recentes comprovam um fenômeno que não obedece a fronteiras. De forma exponencialmente cresce o número de mulheres em postos diretivos nas empresas. Curiosamente, essa ascensão se dá em vários países, de maneira semelhante, como se houvesse um silencioso e pacífico levante de mulheres no sentido  da  inclusão  qualificada  no  mundo  do  trabalho.  As  pesquisas  também apontam que as mulheres conquistam cargos de direção mais cedo que os homens.     

            E a revolução não para aí. A cada dia, a participação feminina nas empresas cresce mais. Profissões tradicionalmente masculinas como o Direito, Engenharia ou Arquitetura ganharam o charme das mulheres.      

            A mulher brasileira, sobretudo dos grandes centros urbanos, é uma profissional que, além do trabalho, administra sua casa e, não raro, estuda e encontra tempo para atividades de esporte e lazer. Pesquisadores dizem que esse desejo de dar conta das duas causas (família e trabalho) é muito brasileiro. Em alguns países, ou as mulheres trabalham ou tem filhos. Na atualidade quando conhecemos uma mulher que não trabalha fora de casa e que não tem projeto profissional, somos capazes de olhar com estranheza para tal postura.     

             Segundo Luiz Guilherme Brom, doutor em Ciências Sociais e superintendente institucional da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), apesar de ter entrado em massa no mercado de trabalho, na virada da década de 1980 para 1990, a mulher não deixou de se desvincular das atividades do lar, ainda que com a ajuda de profissionais especializadas, como a empregada doméstica. Em uma palestra de Tom Peters, proferida em 2000. Perguntaram-lhe: – “Se o senhor tivesse uma grande empresa e se fosse se aposentar, o que faria? Sem titubear, ele respondeu que contrataria para o mais alto cargo executivo uma mulher dinâmica e inteligente. Em seguida, selecionaria 100 jovens talentosos, já familiarizados com instrumentos e ambientes da era digital, e os colocaria sob as ordens dessa líder. Na empresa do conhecimento, a mulher terá cada vez mais importância estratégica, pois trabalha naturalmente com a diversidade e processos multifuncionais.      

            Mas nem tudo são flores. As mulheres ainda são vítimas de preconceito. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) indicam que ainda existe diferença salarial entre os sexos.  

            Quando as mulheres falam em seu próprio trabalho não esperam apenas pagar contas e fazer sucesso segundo os padrões do capital, mas esperam estar se realizando como seres que são capazes de mudar o seu próprio mundo e o mundo ao seu redor.    

            Ser uma mulher contemporânea é ser dona do seu próprio tempo respeitando o tempo de cada uma, respeitando primeiramente a si mesma e adquirindo novas ferramentas disponíveis no mercado para ALAVANCAR.   

            A metodologia coaching para mulheres que são ou desejam ser lideres é um processo onde você terá em suas mangas novas “cartas” para mostrar à vida. Aprenderá  como  lidar  com  os  problemas  de  forma  mais  leve  e  solucioná-los com mais rapidez, aprenderá a não dar tamanha importância ao que pode não importar tanto. Sairá mais confiante, ainda mais forte do que chegou, e começará a  ter  clareza  sobre  sua  missão  pessoal  e  profissional  com  novos  olhos,  mais motivados com mais foco para atingir seus objetivos. Aprenderá quais são suas reais prioridades baseadas em seus valores, e não sobre aquilo que lhe impuseram. Você será você mesma. Ainda MELHOR.     

Desejamos a você mulher no mês internacional da mulher, a coragem em dar o “primeiro passo” em busca do sucesso.

Contate-nos

Nós não estamos online no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos responder para você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar